terça-feira, 24 de junho de 2008

Origem do Sexismo

Passadas onze horas da noite e recebo um link no gtalk. Ele levava a um artigo no Scielo que defendia que, Lilith, a primeira mulher de Adão (também fiquei chocada!) representa a primeira reação feminina ao domínio masculino. Ainda não li o texto, mas fiquei curiosa. Primeiramente para saber de onde saiu essa mulher que a tradição católica me negou o conhecimento. Depois, e mais interessante, a amiga que enviou o link indagou: quando é começou a submissão feminina?

O que eu gosto dessas conversas é justamente aquilo que faz a maioria detestá-las: não levam a lugar nenhum. Mas quem disse que a gente precisa sempre estar fazendo alguma coisa para algum fim?

Estamos há pelo menos 25 minutos conversando e desde então já descartamos minha hipótese (comédia) de que a mulher se submeteu primeiramente na pré-história quando viu um urso e fingiu medinho (por preguiça de combatê-lo), desde então ganhou um companheiro caçador e protetor; em seguida concordamos de que na pré-história não poderia haver manhas e mimos pois a maior preocupação era com a sobrevivência e não com a existência; depois levantamos a hipótese de mimetismo humano com relação ao comportamento animal. Também viajamos além e paramos na idade média. Com direito a falar sobre o conceito de razão na Grécia antiga, e tudo.

No momento o papo se resume a assuntos cotidianos e está nas últimas. Mas os assuntos anteriormente abordados não morrerão com o fim da conversa. Acho que o próprio fato de não deixarem uma conclusão permite que a gente siga pensando sobre os diversos pontos levantados. Por exemplo, me conhecendo como eu conheço, garanto que não sossego enquanto não arranjar uma marco histórico plausível para o surgimento da dominação masculina. Aceito sugestões de bom gosto, caso contrário farão alguém que se considera pelo menos um pouco feminista TREMER (de raiva!).

Um comentário:

Pedro Carné disse...

Você desperta os maiores sorrisos...
Um beijo,
P.